sábado, 18 de julho de 2009

NOSSOS AVOS

Na trilha das nossas emoções e resultados afetivos, sempre fica, atrás de nós, uma espécie de anjo protetor! Derramado bênçãos sem medida sobre nossas vidas.
Vasculhando nosso inconsciente, vem à memória, aquele doce Anjo chamado Vovó, porte elegante, sempre disposta, educando-nos com a brandura da maturidade, visualizando em nós, seus netinhos queridos, uma vida promissora.
... Enfim, não podemos de maneira alguma subestimar o valor do legado benefício, que nossos antepassados avós, deixaram em nós.
Lá iam eles, de maneira sutil, com a experiente sabedoria dos anos, dando "bom recado", gerando resultados surpreendentes!
Qual de nós (netos), não teve um avô ou avó singular, com "aqueles chavões": Diga-me com quem andas e eu te direi quem és, uma ovelha má, põe o rebanho a perder, costume de casa, vai a praça, o segredo é a alma do negócio...
Sobradas lembranças! Quando somos abençoados por nossos avós, ficamos com a sensação, de que uma "áurea celeste" nos envolveu através da bênção gerenciadora e que anjos celestiais, tocam harpas e liras ao nosso redor, nos protegendo e dando suporte para vencermos os desafios diários.
Dizem que netos purificam as vidas dos avós! Fazendo uma viagem no tempo, vemos que foram nossos avós que purificaram às nossas, quando nos abençoaram e abençoam de maneira tão singular.
Hoje, na sociedade contemporânea, avós tomaram rumo diverso, quando enfrentam situações limite na família de separação dos filhos ainda iniciantes no casamento ou mesmo uma gravidez precoce (netos), não desejada, tampouco planejada.
Uma das causas que está se tornando cada vez mais comum na sociedade é presenciarmos avós cuidando dos netos (filhos dos seus filhos), e vemos que há problemas emocionais, entre outros envolvidos na história.
Uma jovem de 13 ou 14 anos não está emocionalmente preparada para assumir e cuidar de um bebê, muito menos de uma família e esta difícil tarefa na maioria das vezes fica ao encargo dos avós, para assim permitirem que seus filhos estudem (ou trabalham), se for o caso.
Neste mercado competitivo, os avós trabalham, garantindo assim uma renda familiar saudável, amparando (material e emocional), filhos e netos, sendo geradores de bênçãos.
Todo nosso carinho aos nossos amados avós, que vão de maneira sutil protegendo nossas emoções, dissipando nossos medos com exemplos e sábios conselhos, fazendo "aquele bolo" sui gênere, com os ingredientes atemporais: Amor, alegria, paz, benignidade, fé, paciência, tolerância, misericórdia, mansidão, domínio próprio, resultando assim uma vida equilibrada, numa sociedade mais justa e solidária.
"Os sábios educam pelo exemplo", esta deve ser a máxima de todo avô consagrado, na sua cartilha familiar e universal.
Julho de 2007 - SSALA

Nenhum comentário: