sábado, 3 de janeiro de 2009

BENDITO COTIDIANO

Definitivamente nosso cotidiano é permeado de rotina, existindo em nós sintoma permanente e vital, que responde de maneira natural, sem sustos!
Quem não gosta de acordar quase sempre no mesmo horário, tomar um bom banho, buscando assim, forças para o desafio do dia que começa, saboreando seu cafezinho, lendo o jornal (quando tem tempo), saindo às pressas para o trabalho ou escola? (não importa).
E se não quisermos nos atrasar, vamos rápido movimentar, fazendo o que todo dia fazemos de maneira automática.
Bem! O certo é que nossa vida por si só, já é uma rotina... Mas, é a partir dela que construímos nossa vida de afazeres e trabalho.
Acreditamos ser nossa vida uma eterna mesmice! Decidimos então fazer algo diferente para driblar a malfadada rotina.
Começamos por mudar de maneira radical hábitos costumeiros: mudamos nosso visual, dando um realce no jeito de vestir, ao invés do café matinal tomamos suco, percorremos outro caminho para o trabalho ou a escola...
Cumprimentamos aquela pessoa que achávamos antipática e ficamos surpresos quando ela de maneira afável nos responde.
Retornamos para casa a pé, por um caminho diferente, observando os transeuntes absortos passando pelas ruas da cidade, o sol que se põe exuberante no final de tarde, os jardins floridos das praças com pássaros cantando alegres ao retornarem aos ninhos e, quando chegamos ao nosso lar, de maneira misteriosa, percebemos em nosso íntimo, um estado de ânimo diferente.
No dia seguinte lá vamos nós, tentando reinventar uma maneira de driblar nossa rotina fazendo coisas diferentes e que de maneira sorrateira, instala-se em nós com aconchego de rotina.
Porém, descobrimos que ela, apenas ficou camuflada, mudou de roupagem, foi chegando de mansinho, transformando-se naquela rotina, ou seja: bendita rotina!
Que seria de nós humanos, demasiadamente humanos, sem nosso bendito cotidiano, carregado de rotina, sustos, incertezas e agradáveis surpresas.
De maneira surpreendente então descobrimos: Rotina, você é bendita entre nós!

Nenhum comentário: